A∴R∴L∴S∴ 28 de Julho – 133
HISTORIA
Amadeo Saura Torrent, maçom da Loja João Ramalho, em Santo André, convidou os amigos Raphael Barbosa De Mello e após algum tempo convidou Walter Veronesi para participarem da Maçonaria.
Após algum tempo, numa conversa, surgiu a ideia de formarem uma loja em São Caetano do Sul, filiada à Glesp. A ideia tomou corpo até que, em 19 de setembro de 1966, oito maçons se reuniram e fundaram uma nova Loja Maçônica.
.
OS FUNDADORES
AS PRIMEIRAS REUNIÕES
As reuniões foram na esquina da Rua Amazonas, 622, esquina com a Avenida Goiás, nos altos da Drogamello, farmácia de propriedade do irmão Raphael Barbosa de Mello. Na primeira reunião, foi escolhido o nome por unanimidade o nome “28 de Julho”, em homenagem à data de fundação do município.
Então, foi concedida a carta constitutiva provisória, em 28 de setembro de 1966.
Em 13 de outubro de 1967, na Grande Loja, na Rua São Joaquim, foi feita a reunião que resultou na regularização da Loja 28 de Julho, que tomou o número 133.
A primeira administração foi composta da seguinte forma:
Venerável Mestre – Francisco Sansivieri;
1º vigilante – Antônio Ramalho Mendonça;
2º vigilante – Ovídio Leonardi;
Orador – Orlando Rodrigues de Almeida.
PRIMEIRO TEMPLO
As reuniões maçônicas começaram a ser realizadas em um templo alugado, na Rua José do Patrocínio, 288.
CARTA CONSTITUTIVA
Em 18 de setembro de 1967, A Grande Loja do Estado de São Paulo concedeu a Carta Constitutiva Definitiva, até hoje exposta em todas as reuniões da Loja.
PEDRA FUNDAMENTAL
A cerimônia do lançamento da pedra fundamental foi em 20 de junho de 1972.